Contato via correio eletrônico
Este Ano O Espetáculo Cenário Histórico Elenco Como chegar Blog Fotos Vídeos Contato


Paixão de Cristo - O espetáculo !!!
 

 

Ícone cultural do norte do Espí­rito Santo a realização do espetáculo Paixão de Cristo, acaba por promover o resgate e a divulgação da cultura, o intercâmbio cultural entre personagens e espectadores de diversas localidades, a confraternização entre protagonistas e público, o envolvimento de toda a sociedade e a valorização/conscientização da pessoa humana. Atualmente o grupo ArtCultura Renascer conta com cerca de 350 componentes entre atores, figurantes, diretores, assistentes técnicos, maquiagem e equipe de apoio.
Quem assiste ao espetáculo de perto, tem o privilégio a mais na dinãmica das cenas: percebe as diferentes expressões que os atores fazem para ilustrar ainda mais os personagens. Os olhares e os gestos fazem a diferença, por exemplo para a entrada de Pôncio Pilatos. O ator Valdir Santiago mantem soberania no olhar e na postura enquanto entra em uma biga, veículo romano utilizado na época. A expressão de Maria, interpretada por Waléria Stevan de Alencar, também é crucial para que a platéia sofra junto com ela. Outro exemplo é o momento em que Jesus, representado por Alexandre Bonadiman, fica sabendo da execução de João Batista. Ele permanece em silêncio, mas a tristeza do personagem ao saber da notícia pelo tetrarca Herodes, feito por Fernando Neia, é visivel. Os gestos e olhares dos soldados também tornam as cenas mais reais.
Outra cena que é muito apontada como bonita, é a da mulher adultera. O vermelho das roupas de Maria Madalena contrasta com as vestes de Jesus. Reforçado por 'Aleluia' de Haendell e por fogos, a cena da ressurreição também emociana.




É neste espírito que a passagem mais conhecida da história da humanidade tornou-se, há mais de duas décadas, um dos maiores acontecimentos teatrais do Espírito Santo. O cenário montado na comunidade São Roque ao ar livre fica a 6 km do centro de Jaguaré, em uma área aproximada de 20 mil metros quadrados². A construção do cenário, que possui o Templo de Pilatos e Herodes, a Casa de Caifás e a Santa Ceia, foi edificada em alvenaria e madeira através da realização de diversos mutirões que aconteciam aos domingos, com a participação dos próprios componentes do grupo.

ENTRE DESTAQUE ANUAIS DO PAIXÃO DE CRISTO DE JAGUARÉ:



- Cenário fixo e constantemente revitalizado = 20 mil metros quadrados de área cenica;
- Texto frequentemente atualizado com novas inclusões ( abertura, atos e efeitos );
- Todos os anos uma nova abertura voltada para campanha da fraternidade;
- Público aproximado anual = 9.000 ( comunidade local, caravanas de municípios capixabas e de estados vizinhos );
- Cadeiras e Camarotes para público;
- Área de alimentação, estacionamento e segurança.

>Comunidade São Roque. A beleza do espetáculo, realizado ao ar livre e ao vivo, em cenário fixo de aproximadamente 20 mil metros quadrados, contendo templos e muralhas, já atraiu um público de aproximadamente 100 mil pessoas ao longo de seus 20 anos. O auto da paixão conta a história de Jesus desde o batismo até a sua crucificação, ressurreição e ascensão ao céu. Com vários efeitos especiais de áudio e iluminação, o espetáculo impressiona e emociona os expectadores ao longo de cerca de 2 horas e meia de apresentação. Entre as novidades que aconteceram em 2012 estão, a mudança do ator que viveu o papel principal (Jesus) vivido por Alexandre Bonadiman. Também foram destaques novos efeitos e áudio e iluminação, inclusive reconhecidos pela TV Gazeta Norte (afiliada da rede globo de televisão) show pirotécnico, tradicional recepção do público com canto gospel ao vivo, nova abertura com tema voltado para campanha da fraternidade.

O público também pode contar sempre com um amplo espaço para acompanhar o espetáculo, onde são disponibilizadas cadeiras e camarotes para melhor acomodar. Também ha praça de alimentação, banheiros, segurança particular e policia militar, além de ambulância a disposição. Isso tudo na busca do objetivo principal: Fazer com que o espetáculo não seja só um teatro ao ar livre, seja um momento de reflexão e espiritualidade. Um momento de pregação do evangelho, uma mensagem de fé, amor, paz e esperança. Na busca desta espiritualidade, o grupo teatral Renascer, conta com apoio da Paróquia São Cipriano e Pastoral da Juventude. A paróquia participa dando embasamento religioso e a PJ organiza momentos de oração antes e depois de trabalhos. No dia do espetáculo, atores e expectadores entram em sintonia e orações e vivem um momento inesquecível de fé.

 

   

  ALGUMAS CENAS